"Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar."
Autor desconhecido

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O Departamento de Educação Especial não deixou passar esta data despercebida!
O primeiro passo das profissionais que lidam com a educação especial na nossa escola foi pôr toda a comunidade educativa a pensar no tema, pois fizeram distribuir estrelas a todos os alunos, para serem enfeitadas em casa. Conseguiram chamar a atenção de professores, alunos e famílias. Podem ver o resultado espantoso nas fotografias que tirámos.
Além de engalanar a Biblioteca e outros locais da escola com muitas e muitas estrelas, que sem dúvida ajudaram a dar brilho ao dia, o Departamento convidou dois elementos da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal), um deles invisual, que explicaram a alunos do pré-escolar, do 1º ciclo, do 2º e do 3º ciclos, o que é isso de se ser cego em Portugal. Os alunos ficaram a conhecer melhor a realidade dos invisuais, a escrita Braille, a máquina de escrever em Braille, a Brailine, uma boneca que serve para ensinar os invisuais a escrever, e muitos e muitos outros objetos de que os cegos se servem para conseguirem realizar autonomamente as tarefas do dia-a-dia.
Os alunos, no final, além de ficarem enriquecidos com esta sessão, ficaram mais conscientes de que a grande maioria de nós tem necessidades especiais, como disse a professora Manuela Noversa, porque não conseguimos desempenhar muitas tarefas essenciais para comunicarmos com pessoas com necessidades especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário