"Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar."
Autor desconhecido

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Galileu Galilei


Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano, fundamental na revolução científica.
Este "pai da ciência moderna" desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo, descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia. Além disso, melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter[3], os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas foram importantes para a defesa do heliocentrismo.
O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.

No mês em que se assinala a morte de Galileu Galilei, a professora Graça Vilela trouxe à Biblioteca um trabalho que elaborou com a turma do 6º C, em que juntou a ciência e a poesia. Os alunos mostraram as pesquisas que fizeram sobre Galileu Galilei e sobre António Gedeão, leram o poema intitulado "Galileu Galilei", de António Gedeão, e apresentaram um Powerpoint sobre o cientista.
Muito bom trabalho! Continuem. Estão de parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário