"Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar."
Autor desconhecido

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Receita de Natal



A Biblioteca do Trigal deseja a todos um dia de Natal muito feliz e um ano de 2013 mais feliz.

Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez ou sem sentido), para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior), novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanhe ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?). Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
 Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dia dos Direitos Humanos

A Biblioteca do Trigal uniu-se a todas as Bibliotecas Escolares que aderiram ao projeto intitulado "Breaking the Silence", com o objetivo de chamar a atenção para o tráfico de seres humanos, alertando as consciências dos jovens. Houve diversas atividades na Biblioteca para assinalar este importante dia. Além de verem o filme "Quem Quer Ser Milionário", os alunos tiveram oportunidade de colocar no "Mural pela Vida" frases sugeridas pelo filme, poemas e imagens variados sobre o tema. Além disso, a turma do 9ºC, orientada pela professora Teresa Leite, apresentou um trabalho de recolha de músicas muito significativas na defesa dos Direitos Humanos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Que fazer para não prevenir?

A Equipa PESES – Promoção e Educação para a Saúde e Educação Sexual, em colaboração com a Direção, promoveu uma sessão de formação e esclarecimento sobre a prevenção e identificação de comportamentos de risco – “Que fazer para não prevenir”, dinamizada pelo Dr. Miguel Viana, Director do CRI – Centro de Respostas Integradas. Para os pais, o crescimento dos filhos está envolto em muitas dúvidas e até em angústias. Será que podemos estar descansados, quando a televisão, o computador, a pressão dos pares estão continuamente a pressionar os nossos filhos? O que fazer para prevenir?

Entrega dos Prémios dos Concursos da Biblioteca

A Biblioteca do Trigal entregou os prémios dos concursos "Duarte e Marta", "Cherub" e "Leitores do Período", numa cerimónia para a qual convidámos os encarregados de educação.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Partilha de Saberes

O Grupo de Português da escola promoveu uma atividade, a que chamou "Partilha de Saberes", com o objetivo de se partilharem os diversos saberes que os diversos professores possuem e que seriam passíveis de interessar os colegas. Hoje deu o exemplo. O tema escolhido foi "Português para todos". Os professores António Pereira e José Miguel Vieira convidaram o público a colocar as suas dúvidas relativamente ao uso da Língua Portuguesa e tiveram resposta para todos! Agora ficamos à espera de mais...

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Matemática...

Vota no que te agradar mais.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O Departamento de Educação Especial não deixou passar esta data despercebida!
O primeiro passo das profissionais que lidam com a educação especial na nossa escola foi pôr toda a comunidade educativa a pensar no tema, pois fizeram distribuir estrelas a todos os alunos, para serem enfeitadas em casa. Conseguiram chamar a atenção de professores, alunos e famílias. Podem ver o resultado espantoso nas fotografias que tirámos.
Além de engalanar a Biblioteca e outros locais da escola com muitas e muitas estrelas, que sem dúvida ajudaram a dar brilho ao dia, o Departamento convidou dois elementos da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal), um deles invisual, que explicaram a alunos do pré-escolar, do 1º ciclo, do 2º e do 3º ciclos, o que é isso de se ser cego em Portugal. Os alunos ficaram a conhecer melhor a realidade dos invisuais, a escrita Braille, a máquina de escrever em Braille, a Brailine, uma boneca que serve para ensinar os invisuais a escrever, e muitos e muitos outros objetos de que os cegos se servem para conseguirem realizar autonomamente as tarefas do dia-a-dia.
Os alunos, no final, além de ficarem enriquecidos com esta sessão, ficaram mais conscientes de que a grande maioria de nós tem necessidades especiais, como disse a professora Manuela Noversa, porque não conseguimos desempenhar muitas tarefas essenciais para comunicarmos com pessoas com necessidades especiais.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Julie Hodgson

Vê aqui as imagens da sessão com a escritora inglesa Julie Hodgson.

Regressa o Chá e Poesia

Já tínhamos saudades do Chá e Poesia... Este mês, os poemas foram todos de António Gedeão. O 6ºC, orientado pela prof. Graça Vilela, trouxe-nos o "Poema do Homem Só". O Clube de Cordas da Escola encheu a biblioteca de sonoridades bem conhecidas. Ouvimos a "Lágrima de Preta" e a "Pedra Filosofal". O chá não podia faltar e acompanhou na perfeição o calor do momento.

Semana da Cultura Científica

A semana que está a decorrer foi especial! Durante toda a semana vimos ciência ao vivo. Recebemos várias turmas do 7º, 8º e 9º anos para apresentarem aos seus colegas experiências científicas dramatizadas, num trabalho pensado pela professora Ana Oliveira e articulado entre os professores de Físico-Química e os professores de Português. A pretexto da comemoração do nascimento do cientista/poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão, a 22 de novembro, as apresentações das turmas ligaram o teatro, a poesia e a ciência. Ficou provado que as três vertentes podem conviver na perfeição.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sessão com a escritora inglesa Julie Hodgson




A Biblioteca do Trigal recebe amanhã Julie Hodgson, a conhecida autora inglesa, cujos livros para crianças e adolescentes foram já publicados em diversas línguas, incuindo a portuguesa.
A autora nasceu em 1962, em Inglaterra. Aos 17 anos mudou-se para a Alemanha durante 3 anos, onde foi ama de crianças.

Regressada a Inglaterra, Julie passou dois anos como auxiliar num hospital para pessoas com menos capacidades motoras e mentais.

Casou-se e a sua vida mudou completamente. Teve dois filhos e, num curto espaço de tempo, viveu em diversos países, seguindo de perto a carreira do seu marido: Malásia, Singapura, Malta, Suécia, Líbia, Kuwait, foram locais onde escreveu as suas histórias e onde se inspirava para novos livros.

Em 2007 aconteceu nova viragem na vida de Julie, quando a família decidiu que queria viver em Portugal, em Avis, distrito de Portalegre. Foi aqui que Julie escreveu a maior parte das suas histórias.

Agora a família vive também em Vila Nova de Gaia, Porto, dividindo o seu tempo entre a cidade e o campo.

A autora Julie Hodgson possui, até agora, cinco livros traduzidos em português. Para já, a nossa biblioteca tem dois: ZodoFF O Poder dos 3 e Mothaich-A pequena vigilante.

O seu último livro, "Jodie e o Cartão da Biblioteca" conta-nos uma história, passada num tempo futuro, em que o regresso ao tempo em que ainda existiam bibliotecas e livros, embora proibidos, se tornou possível através de um fabuloso cartão...
Welcome, Julie Hodgson!




terça-feira, 6 de novembro de 2012

CONCURSO DE LEITURA


A Porto Editora, em colaboração com os professores de Português e a BE, lançou dois concursos de leitura: um destinado aos alunos do 2º ciclo, sobre o livro MISTÉRIO NO PAVILHÃO DE PORTUGAL,  da coleção DUARTE E MARTA, e outro destinado aos alunos do 3º ciclo, sobre o livro República Popular, da coleção Cherub.
A partir do dia 20 de novembro, os concorrentes terão de responder a um questionário sobre o livro, na Biblioteca Escolar. As melhores respostas serão distinguidas com um prémio, além do prémio de participação, a que todos os concorrentes terão direito.
Para mais informações dirige-te à biblioteca ou ao teu professor de Português.

A COLEÇÃO DUARTE E MARTA, da autoria de Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira,narra as peripécias de dois adolescentes, colegas de turma, que se lançam à descoberta de casos misteriosos. Em vez de ignorarem as dificuldades procuram enfrentá-las e ajudar a resolvê-las, já que os receios que possam ter são suplantados pela sua imensa curiosidade. 
No livro a concurso, MISTÉRIO NO PAVILHÃO DE PORTUGAL, Duarte e Marta encontram-se à saída de um concerto noturno de rock, próximo do Pavilhão de Portugal, quando reparam num vulto masculino que se movimenta sobre a cobertura do edifício. Decidem, então, investigar o que se passa. Começam assim uma movimentada aventura, que inclui um mistério que têm de resolver em menos de 24 horas. Será que vão conseguir?


Até ao momento foram lançados onze livros da coleção Cherub: O Recruta, O Traficante, Segurança máxima, O Golpe, A Seita, Olho por olho, A Queda, Cães danados, O Sonâmbulo e GanguesOs agentes da Cherub têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts, e parecem crianças perfeitamente normais… mas não são. Eles constituem o braço juvenil dos serviços secretos britânicos (MI5) e são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente.
O Autor, Robert Muchamore, nasceu a 26 de dezembro de 1972, em Islington, Inglaterra. Trabalhou durante treze anos como detetive privado, mas abandonou a profissão para se dedicar à escrita a tempo inteiro.
Podes ver aqui um vídeo de apresentação da coleção:

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Leitores do Mês



“Todos os bons livros têm uma coisa em
comum: são mais verdadeiros do que se
tivessem realmente acontecido e vocês,
depois de os lerem, vão sentir que tudo
o que aconteceu foi a vocês mesmos
que aconteceu e que para sempre vos
passa a pertencer.” - Hemingway



Já estão encontrados os maiores leitores do mês.
Parabéns a todos os que leem. Continuem!

2º  ciclo


1º lugar: Ana Catarina Ferreira Rodrigues, 5º B




2º lugar: Luana Martins, 6º B



3º lugar: Bárbara Andreia Silva Freitas, 6ºA


3º ciclo


1º lugarAndré Hermenegildo Cerqueira Sá, 9º C



2º lugar:  Inês Vilas Boas de Castro, 9º C



3º lugar: 
Ana Cláudia Ferreira Martins - 5ºA





quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Somos saudáveis porque comemos alimentos saudáveis"

Este foi o título do teatro que a turma do 6ºB apresentou na Biblioteca, ainda no âmbito do mês das Bibliotecas Escolares. A capacidade de iniciativa da turma, orientada pela prof. Eugénia Amorim com a ajuda preciosa da aluna Mariana Silva, resultaram num trabalho muito enriquecedor para quem assistiu, pois transmitiu, duma forma lúdica, colorida e agradável, mensagens muito sérias e importantes na área da alimentação e saúde. A repetir!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Resultados do Bibliopaper

Os vencedores do Bibliopaper já foram encontrados. O tesouro maior foi para a equipa constituída pelas alunas Beatriz Martins, Margarida Martins e Patrícia Moreira, do 7ºA. Em 2º lugar ficaram as alunas Beatriz, Bruna e Mariana, do 5ºB. Em 3º lugar, com um tesouro mais pequenino, ficou a equipa constituída pelos alunos Bruno, Catarina e Mariana, também do 5ºB. Parabéns a todos os participantes.

Cinema na Biblioteca - "O Meu Primeiro Beijo"

"O Meu Primeiro Beijo" é uma história irresistível sobre o primeiro amor e a primeira perda. Vada (Anna Chlumsky) é uma menina rebelde de 11 anos, órfã de mãe, que vive com o seu pai, Harry (Dan Aykroyd), viúvo e proprietário da agência funerária da localidade. Quando Harry começa a apaixonar-se por Shelly (Jamie Lee Curtis), a atraente maquilhadora que contrata para trabalhar com ele, Vada faz todos os possíveis para os separar. Mas este não vai ser um Verão como os outros para Vada. As aventuras que vai viver com Thomas J. (Macaulay Culkin), o filho dos vizinhos que a idolatra, do primeiro beijo ao último adeus, introduzem Vada no mundo da adolescência. "O Meu Primeiro Beijo" é o filme perfeito. Podes vê-lo na Biblioteca, 6ª feira, dia 26, pelas 13:30m.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Teatro na Biblioteca - Uma Viagem Mágica

A professora Eugénia trouxe-nos mais uma vez uma atividade à Biblioteca. Desta vez, foi uma peça de teatro, que os seus alunos do 6ºC elaboraram, sobre o prazer e a importância da leitura e dos livros. Com o seu empreendedorismo e entusiasmo, estes alunos conseguiram levar os colegas numa viagem através dos livros, acompanhados de várias personagens dos contos infantis. A escola agradece. Vê as imagens.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bibliopaper

A Biblioteca é, como todos bem sabemos, um local que alberga muitos e grandes tesouros.
No dia em que se comemora o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos entraram numa viagem através dos espaços da Biblioteca que os levou à descoberta  de alguns dos seus tesouros escondidos.
No final, o mais importante foi a consciência de que este bibliopaper serviu para acrescentar joias ao tesouro maior que existe e que todos estão a engrossar, o do conhecimento.
É o grande objetivo desta Biblioteca: enriquecer os alunos.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia da Alimentação

Hoje ligamos dois prazeres grandes da vida: ler e comer. Muitas vezes acontecem ao mesmo tempo, estes dois prazeres...
"Ler alimenta o espírito", "Ela devora livros", dizemos muitas vezes. " Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come", disse Vítor Hugo.
A nossa Biblioteca tem livros e comida, hoje. Além de alimentar o espírito, alimenta o corpo. Nada de mais natural.
Podes visitar a "mesa da alimentação", presente na Biblioteca, onde encontras exemplares de muitos alimentos e algumas receitas docinhas que podes levar para casa. Visita também a exposição que o PESES montou e assiste à palestra organizada também pelo PESES e pelo Eco-Escolas sobre “AGRICULTURA BIOLÓGICA”, proferida pela Engª Ângela Pereira, da Biobrássica.
Dirige-te à Biblioteca e vê o cartaz das muitas atividades que o PESES dinamiza durante esta semana dedicada à alimentação. E, já agora, deixamos-te duas coisas. A primeira é um sítio da net com receitas por 1 euro para mostrares aos teus pais. Podes vê-las aqui. A segunda é uma história em que se devoram livros! Surpreendente...

O Incrível rapaz que comia livros

Bibliotecas: do passado para o futuro

O que é uma Biblioteca? Como e quando surgiu? Como eram as primeiras bibliotecas na China? E na Índia?
O professor José Miguel Vieira respondeu a estas e outras perguntas na sessão orientada por si e destinada ao público mais jovem da escola. O objetivo foi contar uma história sobre as Bibliotecas, em outubro, mês em que se comemoram as Bibliotecas Escolares, lugar de muitas e muitas histórias.
A história de hoje levou-nos numa viagem até à Mesopotâmia, ao Egito, aos primeiros livros, às primeiras bibliotecas. Esta grande história foi pretexto para muitas outras pequenas histórias, de reis e rainhas, de impérios e imperadores, de pedras e templos. Tudo isso coube na nossa biblioteca.




segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Os direitos do leitor

Amália na Biblioteca

Este ano, o prof. César Carvalho, da equipa da Biblioteca, vai continuar a dar-nos música.
Todos os meses haverá um músico em destaque. Poderás ouvir a sua música e informar-te sobre ele aqui no blogue ou no placard da Biblioteca.
Começamos com Amália. Passados 13 anos sobre a sua morte, a Biblioteca quis relembrar esta genial fadista.
Podes ouvir a sua música nos intervalos e durante todo o dia na Biblioteca.




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Implantação da República

 
Comemora-se amanhã, dia 5 de outubro, a Implantação da República. Vai à Biblioteca. Vais ficar mais informado sobre este marcante acontecimento histórico. A seguir, poderás realizar sem erros o questionário que se encontra do lado direito desta página.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Clube de Inteligência Emocional



Hoje, na Biblioteca, podes ver a exposição de trabalhos do Clube de Inteligência Emocional e assistir à apresentação deste Clube, feita pelo professor responsável, Dr. Ricardo Mota Leite. Aparece às 14horas!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.

 
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.
Para celebrar esta data, a International Association of School Librarianship - IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
 





segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Outubro, mês das Bibliotecas Escolares

O mês começa com o Dia da Música.
A mais universal das artes celebra-se esta segunda-feira. Desde 1975 que o dia 1 de outubro, o dia de Santa Cecília, é consagrado à música. A Biblioteca do Trigal comemorou o dia com duas apresentações da responsabilidade dos professores César Carvalho e Franklin Pereira. Ouvimos música clássica, a "Sinfonia dos Brinquedos", de Mozart, e música tradicional, com o prof. Franklin ao sitar.
Vê aqui as fotos:


Árvore do outono


Chegou o mês de outubro, o mês do outono, das castanhas, da marmelada com pão e queijo, das uvas e vinho, dos figos docinhos e de muitas outras coisas boas.
Aparece na biblioteca para veres a árvore do outono, uma árvore que consegue ser mais imaginativa do que a própria Natureza.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Férias

A equipa da Biblioteca agradece a todos o trabalho e colaboração.
Vamos recuperar forças para voltarmos cheios de ânimo!



Bom descanso para todos.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Serão na Biblioteca

Vê aqui as fotos do sarau de poesia. A Equipa da Biblioteca agradece e dá os parabéns a todos os participantes.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Momentos de leitura em Inglês

Orientada pela prof. Filomena Santos, a turma do 6ºA apresentou trabalhos elaborados a partir de leituras feitas no âmbito do PNL. Os trabalhos versaram sobre várias cidades inglesas e americanas, nos seus mais variados aspetos. Muito bem, 6ºA! Gostámos de aprender convosco. Continuem!

sábado, 2 de junho de 2012

Dia da Criança

Para celebrar o Dia da Criança, fizemos do Chá e Poesia uma festa! Recebemos na Biblioteca a professora Eugénia Amorim e as suas turmas do 5ºC e 6ºB, que nos surpreenderam com um trabalho excelente em que interligaram a poesia e a música.
Recebemos também o JI da Estação, que nos trouxe um trabalho sobre a fruta, elaborado no âmbito do projeto "Heróis da Fruta", de que já demos conta neste blogue. Os alunos recitaram o poema, cantaram-no e encantaram todos com o seu trabalho e a sua simpatia. No final da sessão, todos tiveram oportunidade de participar na feira de trocas de livros usados.
A festa terminou com um convívio entre todos os participantes, acompanhado, como já é tradição, do sabor de um docinho e do aroma de um chá.
Parabéns às professoras que estiveram presentes duma forma tão dedicada nesta sessão do Dia da Criança!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conhece os teus direitos



Declaração Universal dos 
Direitos da Criança

Princípio 1º
Toda a criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica.
Toda e qualquer criança do mundo deve ter os seus direitos respeitados!

Princípio 2º
Todas as crianças têm direito a proteção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.

Princípio 3º
Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.


Princípio 4º
As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.

Princípio 5º
As crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular.

Princípio 6º
Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.

Princípio 7º
Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!


Princípio 8º
Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber proteção e socorro dos adultos.

Princípio 9º
Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer atividades que prejudiquem a sua saúde, educação e desenvolvimento.


Princípio 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda a criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.