"Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar."
Autor desconhecido

sexta-feira, 26 de abril de 2013

25 de abril

A secção disciplinar de História comemorou o 25 de abril de 1974 com uma exposição alusiva ao tema e com uma sessão orientada pelos professores Albino Santos e António Martins.
Foi importante para os alunos ouvirem a história dos acontecimentos do Dia da Liberdade pela boca de um dos militares de abril, o professor António Martins. Além do relato da sua experiência pessoal, como interveniente nos acontecimentos, leu ainda um conto que explica muito claramente aos mais novos, através da metáfora dos feijões, as razões que levaram ao 25 de abril. No final, o "Grândola Vila Morena" foi cantado por todos.
A sessão continuou com a  apresentação de um trabalho sobre o 25 de abril, da autoria de um grupo de alunos orientados pelo professor Albino Santos. 
No final, os alunos elaboraram cravos em papel, símbolo maior deste dia que se viveu.
E viva a liberdade!

Dia Mundial do Livro

Este ano, o Dia Mundial do Livro foi comemorado com a apresentação de dois projetos do agrupamento.
A convite do Departamento de Línguas, a Biblioteca recebeu a visita do JI e EB1 de Fradelos para nos apresentar o livro intitulado "Contos Nossos", um projeto abraçado por todas as escolas do agrupamento. Os alunos leram-nos algumas histórias, uma por ano de escolaridade, e contaram-nos como conseguem levar a cabo este trabalho tão interessante. O JI apresentou o livro digital que agora produz e contou-nos como procede para a concretização deste projeto. Muitos parabéns a todos. Aos alunos, porque são dotados de muita imaginação e criatividade. Aos professores, porque tão bem contribuem para o desenvolvimento do prazer e da arte da escrita!
A 2ª parte da comemoração foi dedicada à apresentação do livro "Moinhos da Saudade", um projeto elaborado em parceria com a Junta de Freguesia de Priscos. Para o apresentar, estiveram presentes um representante da Junta de Freguesia de Priscos, a professora Ana Oliveira, coordenadora da Equipa de Projetos, e os professores António Pereira e José Miguel Vieira, autores dos textos. Fizeram-se acompanhar pelos alunos, que recriaram uma das entrevistas que figuram no livro.
Parabéns ao nosso agrupamento por tantas iniciativas meritórias!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Conto Coletivo


Gostámos de ter feito o poema coletivo, no ano passado. Achámos que correu muito bem, tendo obtido a participação de muitos elementos da comunidade educativa.
Pretendemos continuar a contribuir para a promoção da escrita e da interação entre todos. Este ano, vamos dedicar a nossa inspiração e o nosso trabalho à prosa.  A ideia é fazermos um conto coletivo, o conto de todos os elementos da comunidade educativa. Alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, todos podem participar.
                                                        IMPORTANTE:
Quem quiser participar deve dar continuação ao texto anterior ao seu, seguindo a mesma linha de pensamento do colega, para que o conto possa continuar sem perder o sentido. Deve abrir a secção "Comentários", ler os comentários existentes e, de seguida, escrever o seu, não se esquecendo de colocar o nome.

Obrigada pela participação..
(Será sorteado um livro entre todos os que participarem na criação da história)




"A última hipótese"

Eram quase duas horas da manhã. O quarto estava escuro, nem uma réstia de luz passava pelas frinchas das janelas e da porta. Mesmo assim, Marco, embora estafado, não conseguia adormecer. Já tinha feito tudo o que estava ao seu alcance para conciliar o sono, mas a preocupação era mais forte e vencia. O sono não chegava, o cansaço e o desespero aumentavam e Marco dava voltas e mais voltas na cama.
Uma voz, que ecoava na sua cabeça, perguntava insistentemente: 
“Já pensaste no que vais fazer, Marco?  Pensa bem... Amanhã é a tua última hipótese, o prazo não pode ser prolongado, pensa bem”... 

No dia seguinte, ao acordar ...



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Chá e Poesia

Foi a forma mais doce de encerrarmos a Semana da Leitura. Desta vez, os poemas foram declamados pelos alunos do "Clube de Amigos da Biblioteca" e a temática não podia deixar de ser o mar. Além dos poemas, não faltou o aroma do chá e a doçura que o acompanhou. Vê aqui algumas fotos.

Beatriz e o Plátano

Ilse Losa, autora do mês de março, esteve presente na nossa biblioteca na Semana da Leitura. As turmas do 6ºB e C , orientadas pela professora Eugénia Amorim, começaram por nos mostrar um trabalho sobre a autora, de origem alemã, que escolheu o nosso país para viver, ela que já o conhecia por a ter acolhido durante o tempo das perseguições nazis. De seguida, as turmas apresentaram-nos uma leitura dramatizada muito interessante do livro "Beatriz e o Plátano". No final, a professora chamou a atenção para a atualidade do tema e a preocupação da autora pelas questões ambientais, num tempo em que ainda não se encontravam na ordem do dia.
Parabéns aos alunos dos 6ºB e C. Continuem!

O Príncipe Nabo

As turmas do 6º C e D também estiveram na biblioteca para comemorarem a Semana da Leitura. Orientadas pela professora Adelaide Silva, apresentaram-nos uma leitura dramatizada do livro de Ilse Losa intitulado "O Príncipe Nabo". Foi um grande prazer ver a biblioteca ser visitada por reis, princesas, príncipes, "mademoiselles", damas da corte e músicos, todos personagens de uma história cheia de dinamismo, de cor e com uma mensagem importante: o valor do amor. Muitos parabéns às duas turmas! Continuem.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Chá e Poesia



Amanhã às 9:45h.

Ilse Losa na Biblioteca

A turma B do sétimo ano, orientada pela professora Manuela Pinto, apresentou-nos trabalhos sobre Enid Blyton, a autora do mês. Além de um trabalho sobre a vida e a obra da autora, apresentaram-nos leituras de alguns dos seus livros, nomeadamente "As Gémeas" e "Os Sete". No final, tivemos o prazer de receber a autora, que se deslocou à Biblioteca para responder a uma entrevista destes alunos. Muitos parabéns, 7ºB!

Encontro com o escritor Rui Sousa Basto

Tivemos o grande prazer de receber na nossa Biblioteca o escritor Rui Sousa Basto, autor, entre outros, do livro "Contos do Efémero", que veio apresentar.
O livro é composto por 30 contos, com fins imprevistos que captam o leitor, todos muito curtos mas muito profundos, no sentido em que as tais poucas palavras nos atingem pondo-nos a pensar.
Em 13 desses contos, mata gente (ou gatos). A humanidade, nota-se que muito bem observada, compreendida e apreciada pelo escritor, é exposta duma forma crítica e satírica, além de bem-humorada e irónica.
O autor diz-nos: “Estou convencido de que as minhas histórias se fundamentam, em larga medida, na observação das perturbações relacionais entre os homens, nas emoções que conduzem o comportamento, nas dúvidas, contradições e hesitações que fazem parte da espécie humana”.
Livro a não perder! Podes requisitá-lo na tua biblioteca.



Entrega dos prémios do "Leitor do Período"

Os maiores leitores do 2º período estiveram presentes na Biblioteca para apresentarem aos seus colegas um dos livros que leram e de que gostaram. A sessão iniciou com a declamação de três poemas, um presente de alguns colegas e da professora Eugénia.
A Ana Cláudia, do 5ºA, apresentou-nos o conto "Pedro Malasartes", o seu preferido do livro "Fiz das Pernas Coração", seleção de José António Gomes. O Marco António, do 7ºB, apresentou-nos o livro "O Tsunami", da coleção Cherub, de Robert Muchamore. Estão de parabéns. Receberam um livro, escolhido por eles, para premiar a sua dedicação à leitura e para os incentivar e a todos os outros leitores a continuarem.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bibliopaper

Vê aqui as fotos da caça ao tesouro que a Biblioteca é. De certeza que os participantes ficaram mais ricos :)

José Ilídio inaugura a Semana da Leitura

O escritor José Ilídio Torres inaugurou a nossa Semana da Leitura com uma sessão descontraída onde os contos e os poemas estiveram presentes e conviveram na perfeição. As histórias da vida tão preenchida deste escritor, que também é professor (trabalhou durante vários anos na nossa escola) e treinador de futebol, deliciaram o público constituído por três turmas do 5º ano. O deleite manteve-se quando o autor leu um conto sobre futebol e alguns poemas de sua autoria. Fica aqui um exemplo de um poema que traduz a versatilidade deste escritor.

Ando metido com a prosa
E já não apareço à poesia!
Queixa-se uma de mim sincopada
Mas logo a outra se regozija amada
Digo a uma que nunca a esqueceria!
Mas a outra que tudo ouve em prosa
Faz-me crer que nem a conhecia
E escrever para a mais jeitosa...

Ando metido com a prosa
E já não apareço à poesia

Vivo em casa da mais matreira
E da relação já tenho filhos
Alguns contos e uma novela
E com a que é agora primeira
Já não piso embriagado os trilhos
Que pisava com a poesia antes dela.

Enciumada a oficial, com ronha
Lembra-me que foi amor primeiro
Que com ela a virgindade perdi
Mas o que perdi foi a vergonha
Com que me dou na prosa por inteiro

Como fazer então compreender a uma
Que não existo sem a outra?
Como dizer isto com uma certa ética
Se não for numa bela prosa-poética?

Tenho esperança que a minha escrita
Inclua sempre a ambas nesta via
Porque se ando metido com a prosa
Também hoje aqui o fiz em poesia.
  O ente do ser

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Semana da Leitura - de 8 a 12 de abril

Terminámos o 2º período com a Semana das Línguas, iniciamos o 3º período com a Semana da Leitura.
Há muitas atividades novas na tua Biblioteca. Participa!
Vê aqui o programa.

Concurso Literário, de Fotografia e Desenho

Participa nos concursos.
O tema da Semana da Leitura é o mar.
Escreve um texto narrativo ou poético sobre o mar, faz um desenho sobre o mar ou tira uma fotografia a algo que remeta para o mar. Sabemos que uma destas três vertentes te agrada, por isso... toca a concorrer!