"Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar."
Autor desconhecido

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O Presépio vem à Escola


A Festa de Natal da EB Trigal Santa Maria deste ano pretendeu recriar o ambiente da época do nascimento de Cristo, com quadros/episódios evocativos, articulando com um evento muito significativo do património local, o Presépio de Priscos.

Este tipo de festa relaciona-se com o trabalho que a escola desenvolve este ano, transversal a todas as estruturas, de levantamento, recolha, conhecimento e divulgação do património local.

Reconstituiram-se  três quadros, nomeadamente o do Nascimento, o do Palácio do Rei Herodes e o quadro das atividades económicas, com um aluno responsável por cada um deles. Disponibilizaram-se vários produtos para compra, tais como café, chá, pão, pudim Abade de Priscos e bijuteria.
A música oriental fez-se ouvir ao longo de toda a festa.

O som da música do sitar do prof. Franklin acompanhou a representação de quadros bíblicos, dinamizados pelo prof. José Miguel, com a colaboração de vários docentes, nomeadamente "A Criação do Mundo", "O Anúncio Messiânico do Profeta Isaías", "O Julgamento de Salomão", "A Anunciação do Anjo a Maria", "A Anunciação do Anjo a José", "Herodes e os Reis Magos", "A Adoração dos Magos" e "A Fuga para o Egito".

A Festa terminou com canções de Natal, apresentadas pelo Clube de Música da Escola.




terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Dia da Pessoa com Deficiência


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

O Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria desenvolveu durante toda a semana atividades que visaram alertar para a necessidade de construir uma sociedade inclusiva. Para isso, “acendemos uma chama pela tolerância, pela inclusão e pela aceitação da diferença” e no dia 3 a escola sede do Agrupamento, a Básica Trigal de Santa Maria, “acordou” enfeitada de velas de materiais diversificados, executadas pelos alunos e respetivas famílias.

É de referir e agradecer o empenho e a dedicação com que as velas foram elaboradas e que se traduziram em painéis imensamente criativos que deixaram a Escola magnificamente decorada.

As celebrações ficaram também marcadas pelas sessões de psicomotricidade, ministradas pelas psicomotricistas Cristina Gomes e Paula Cruz, destinadas às turmas do quinto ano de escolaridade, ao primeiro ciclo e pré-escolar, em que os mais novos experienciaram, através de diferentes jogos, as dificuldades de quem está privado do sentido da visão ou de quem tem lesões impeditivas de utilização dos membros superiores. Refletiram ainda sobre a importância da entreajuda e concluíram que qualquer dificuldade pode ser mais facilmente ultrapassável com apoio e ajuda.

Saliente-se, como nota final, o empenho e agrado de toda a comunidade escolar.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Formação de utilizadores


Queres aprender a criar um endereço de correio eletrónico?
Inscreve-te na Biblioteca.