"Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar."
Autor desconhecido

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

La Chandeleur

A Biblioteca do Trigal, em articulação com o grupo de Francês, comemorou a "Chandeleur".
“La Chandeleur” é uma festa religiosa cristã, cujo nome oficial é “Apresentação de Jesus Cristo ao Templo”, e que comemora a apresentação do menino Jesus ao templo de Jerusalém.
Em França, neste dia, é tradição acender todas as velas que existam em casa e fazer crepes. Aliás, não simplesmente fazer crepes, mas fazer os crepes segurando uma moeda na mão esquerda e virando, com a mão direita, o crepe no ar com a frigideira (exatamente como nos desenhos animados). E sem deixar cair, claro. A tradição diz que quem o conseguir terá assegurado um ano inteiro de prosperidade. Vale a pena treinar bastante antes, não acham?
Mas o que têm os crepes a ver com Jesus e o Templo?
Reza a tradição que um papa, apiedado com os peregrinos que se deslocavam a Roma para a “Chandeleur”, lhes distribuía crepes. A parecença dos crepes com o Sol, que começa a aquecer um bocadinho por esta altura, 40 dias depois do Natal, também terá sido responsável pela tradição. O que importa, de qualquer forma, é que a Biblioteca do Trigal e o Grupo de Francês seguiram esta tradição tão doce… e ofereceram crepes aos professores e aos alunos, nos intervalos da manhã.
Para quem não provou ou para quem gostou e quer repetir, deixamos aqui a receita.
Ingredientes para uns 5 ou 6 crepes:
100g de farinha;
1 ovo;
250 ml de leite, água ou mistura;
½ colher (de sopa) de óleo;
Uma pitadinha de sal;
1 colher de sopa (generosa!) de rum
Preparação 
 Bate os ingredientes e deixa descansar duas horas. A consistência é líquida, o crepe fica leve.
Pega num pedaço de papel de cozinha, coloca um pouco de óleo e “unta” a frigideira. Deixa a frigideira aquecer bem, pega na massa com a concha, despeja-a aos poucos fazendo um movimento circular com a mesma para espalhar a massa e deixar uma camada bem fina e uniforme. Coloca sobre o fogo e espera cerca de 30 segundos – a massa vai-se soltando sozinha. Pega no crepe com a espátula, solta-o e vira-o.  
E já está. Quando fores um “craque” a  virar com a espátula, passa para a próxima fase e podes tentar virar atirando para o alto! (Não te esqueças da moedinha na mão esquerda, para dar sorte e dinheiro!)


Sem comentários:

Enviar um comentário