"Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar."
Autor desconhecido

sábado, 10 de março de 2012

Atividades da Semana da Leitura

A semana foi rica em atividades relacionadas com a leitura e os livros.
Além das já referenciadas neste blogue, tais como os Momentos de Leitura e o Tapete "Rede de Afetos", as atividades foram diárias na Biblioteca.
Esteve patente uma Feira do Livro, ao longo de toda a semana. Durante toda a semana, também, realizaram-se "Leituras à Solta", em vários espaços da escola, efetuadas por três grupos de alunos do 5ºA, 6ºA e 9ºC, com textos de Henrique Barreto Nunes, de Eugénio de Andrade, de Almada Negreiros, de António Gedeão e de Ilse Losa, entre outros.
O "Há Filme à 2ª" trouxe-nos a adaptação ao cinema de um livro do agrado dos nossos leitores, o "Diário de um Banana".
O Chá e Poesia, atividade já conhecida na nossa Biblioteca, deu o lugar à língua francesa e aos alunos do 8ºC, do 9ºA e do 9ºC, que nos trouxeram poemas de sua autoria.
O professor António Pereira fez uma palestra sobre a língua portuguesa e o professor José Miguel Vieira fez uma sessão sobre a poesia e a magia das palavras, a sua musicalidade e o seu perfume.
Houve dois encontros com escritores. Um que já trabalhou connosco, na escola, e outro que continua a trabalhar connosco.
Assim, na 5ª feira tivemos o escritor Ilídio Torres, que apresentou aos alunos o seu último livro, "Quatro Histórias de Pais e Filhos", que será publicado em breve. Os alunos da professora Eugénia Amorim leram e representaram um dos contos e o escritor leu outros dois do referido livro. A curiosidade dos alunos sobre as personagens e sobre a inspiração do autor levou a uma conversa animada entre todos.
Na 6ª feira, a professora Graça Vilela deu a conhecer aos alunos uma faceta desconhecida para eles, a de escritora. Os alunos tiveram a oportunidade de a ouvir ler o seu conto "Transformar Adamastores em Amores" e disseram, eles próprios, alguns dos poemas da autora. No final, puderam satisfazer a sua curiosidade, colocando-lhe questões sobre a sua vida em África, sobre as personagens do conto e sobre o processo de escrita.
A Biblioteca do Trigal agradece a todos os que colaboraram e participaram nesta verdadeira maratona da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário