"Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar."
Autor desconhecido

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Uma viagem arqueológica pela Turquia e Síria

Hoje, viajámos pela Turquia e pela Síria pela mão do professor Franklim Pereira. A primeira paragem desta viagem deixou-nos em Istambul, cidade dos dois continentes, dividida pelo Bósforo, que separa a parte europeia e a parte asiática. Foi uma grande viagem por imagens, pela arte, arquelogia e História, que começou em Bizâncio, antiga colónia grega desde o séc. VII a.C., depois conquistada pelos romanos. Tornada Constantinopla desde 325, viu a legalização do Cristianismo em 313, tornando-se a sede do Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino. Caiu nas mãos dos Turcos Otomanos em 1453, passando a chamar-se Istambul e tornando-se capital do Império Otomano.
A viagem continuou por Antióquia, perto da fronteira com a Síria. Já na Síria, visitámos, entre outras, Allepo, (que já conhececíamos pelo sabão) e Damasco, a capital. Com o desmembrar do Império Otomano, após a 1ª Guerra Mundial, a Síria nasceu como um protetorado francês, tornando-se independente em 1946.
A viagem descrita foi acompanhada pelos sons  e pelos sabores da região, já que terminámos a saborear um doce caraterístico turco acompanhado pelas sonoridades do oriente...



Sem comentários:

Enviar um comentário